12 de março de 2010

Internet é indicada ao prêmio Nobel da Paz

Extraído de Terra Tecnologia

Dentre os mais de 200 indicados ao prêmio Nobel da Paz deste ano, um curioso "nome" aparece na lista: a internet. Recomendada ao comitê do prêmio Nobel pela revista Wired italiana, a internet pode figurar entre nomes de peso como Barack Obama, as Nações Unidas, Kofi Annan e Madre Teresa caso efetivamente receba a premiação.

Um tanto estranho não???

A revista Wired faz campanha pela indicação da internet há pelo menos um ano. A edição italiana da publicação, que defende fortemente a candidatura da internet, aposta em seu potencial para incentivar o "diálogo, debate e consenso", conforme informações do site TechRadar .

Para Ricardo Luna, editor da revista, aqueles que acreditam que a internet não deveria ter o direito de concorrer, pois se trata de uma ferramenta e não uma personalidade, não estão entendendo o ponto principal. "A internet não é mais uma rede de computadores, mas sim uma rede de pessoas", disse ele ao site TG Daily, parafraseando Tim Berners-Lee.

Apesar da oposição de alguns, a indicação da internet para o Nobel da Paz tem ganhado apoio de grandes personalidades da web, como Nicholas Negroponte, fundador do projeto "Um laptop por criança" e Chris Anderson, editor da Wired norte-americana, conforme informações do site do Wall Street Journal. Foi inclusive criado um site, o internetforpeace.org, onde as pessoas podem manifestar apoio à campanha que indica a internet para receber a honraria, dada àqueles que fizeram o melhor trabalho pela "fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução de exércitos permanentes e pela realização e/ou promoção de congressos de paz".

Mas mesmo com o grande apoio, há quem não concorde com a indicação da internet. No Twitter, alguns usuários brincaram com a notícia: "Se a internet pode concorrer ao Nobel da Paz, eu gostaria de indicar meu notebook Mac para um Pulitzer e meu iPod para o Grammy", dizia o tweet de Tristan Carrasco. Outros questionam como a internet pode concorrer ao prêmio: "A internet está concorrendo ao Nobel da Paz mesmo que em boa parte do tempo infrinja leis, exibind o conteúdos sexuais e violando os direitos humanos", disse Janes Keenan em um tweet.

Entretanto, os críticos da indicação da internet tem uma pergunta interessante: para onde irão os mais de 1 milhão de dólares do prêmio caso a internet seja contemplada? Até agora, a dúvida permanece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

► Comentários anônimos são aceitos, mas se possível, escolha Nome/Url.

► Cuidado com o que fala! Há crianças lendo o blog!

► Dúvidas, sugestões, dicas, favor acesse página de contato